A Secretária Permanente do Ensino Técnico Profissional, Acissa Márcia Abdul Carimo, dirigiu a 29 de julho corrente, na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional, a 1ª reunião do Comité Conjunto do Programa “PRETE-PLUS”.
Neste primeiro encontro, o Comité Conjunto, como órgão decisório, reuniu-se para analisar o Ponto de situação da implementação do Programa de apoio à reforma do Ensino Técnico Profissional (PRETEP-PLUS).
Durante a reunião, o Coordenador do PRETEP-PLUS, Gilberto Botas, apontou como desafios a implementação transparente, eficiente e em tempo útil do programa PRETEP-PLUS, uma vez o mesmo ter sofrido anteriormente atrasos devido a questões de natureza institucional e dos impactos negativos criados pela COVID -19.
Durante a reunião, foram elencados os resultados que se prevê alcançar até o final do programa, tais como:
- Dez (10) IETP´s (6 no Sector Agrário e 4 no Sector de Hotelaria e Turismo), acreditados como Institutos Provinciais de Referência, capazes de gerar uma oferta formativa relevante e coerente com a procura de emprego, para 27,000 Jovens. Destes Institutos, 03 dos quais, agrários e 02 de Hotelaria e Turismo, acreditados como Centros de Excelência.
- Dois (02) Institutos de Formação de nível Superior, para docentes e gestores dos Institutos Técnicos, dos quais, 01 do Sector Agrário e 01 do Sector de Hotelaria e Turismo, estabelecidos e equipados, em diferentes áreas geográficas do País.
- Três Serviços Provinciais para o Emprego, operativos e capazes de complementar os percursos da procura de emprego, de fornecer indicações úteis às escolas para adaptar a oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho através do desenvolvimento de actividades de orientação profissional e encaminhamento para o emprego.
Após debates, o Comité Conjunto, decidiu: i) Estender o prazo para a recepção das Garantias de Boa Execução por parte das duas empresas Italianas vencedoras do concurso internacional; ii) Mandar rever o Plano Operacional Geral (POG) do PRETEP PLUS para adequá-lo à realidade actual; iv) Manifestar a sua preocupação pelo nível baixo de desembolsos do Programa, tendo orientado para se acelerar o processo de procurement visando o aumento do nível de desembolsos.
O Comité Conjunto é composto pela Secretária Permanente, que representa o Governo de Moçambique e do lado Italiano, o Director dos escritórios da AICS (Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento) em Maputo, reunindo-se ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente sempre que se mostrar necessário.